Manutenção preventiva: o método mais barato para garantir o bom funcionamento da sua empresa

Leitura 1 min •

A manutenção preventiva é a atividade que visa verificar, monitorar e controlar equipamentos dentro de empresas.

Realizada periodicamente, a manutenção preventiva é uma forma de evitar manutenções que gerem mais custos e acabem danificando maquinários ou outros materiais.

Diversas instituições, inclusive, já incorporaram a manutenção preventiva como parte da rotina, para que desta forma ela sirva ao seu propósito.

A manutenção preventiva na área de tecnologia da informação

Para profissionais de T.I a manutenção preventiva é rotina desde sempre, pois é um ativo extremamente importante para manter a infraestrutura de computadores e equipamentos em pleno funcionamento.

Como hoje as empresas vivem de tecnologia e possuem diversos processos que dependem disso, é imprescindível que a manutenção preventiva seja realizada metodicamente por esses colaboradores.

Algumas das ações de manutenção preventiva adotadas são:

  • Manter softwares atualizados
  • Limpar fisicamente os computadores e equipamentos
  • Ficar atento à umidade e temperatura
  • Excluir arquivos temporários ou desnecessários
  • Fazer backup dos dados
  • Verificar e remover vírus e spywares

E de que maneira o restante da empresa pode colaborar com a manutenção preventiva?

Uma das alternativas para facilitar a manutenção preventiva, neste caso, seria educar demais áreas – que façam o uso dos computadores – e ensiná-las formas de manter os computadores limpos e livres de vírus. Além, é claro, sobre possíveis mudanças de temperatura do equipamento.

Implementar essa rotina no dia a dia dos outros funcionários, faz parte da manutenção preventiva, colabora com a rotina de todos que convivem no ambiente corporativo e com um bom funcionamento de todas as ferramentas que mantém a empresa funcionando como deve.

Vale ressaltar, como mencionado anteriormente neste texto, que a manutenção preventiva pode impedir problemas e encontrá-los mais rapidamente, para que os gastos com os materiais não sejam exorbitantes.

 

Tags: manutenção preventiva, prevenção de equipamentos, computador, tecnologia da informação

receba os nossos conteúdos

Inscreva-se em nosso blog